Termos e Condições Gerais

Índice:

Artigo 1 - Definições

Artigo 2 - Identidade do comerciante

Artigo 3 - Aplicabilidade

Artigo 4 - A oferta

Artigo 5 - O contrato

Artigo 6 - Direito de rescisão

Artigo 7 - Custos em caso de rescisão

Artigo 8 - Exclusão do direito de rescisão

Artigo 9 - O preço

Artigo 10 - Conformidade e garantia

Artigo 11 - Entrega e execução

Artigo 12 - Transações de longa duração: duração, rescisão e renovação

Artigo 13 - Pagamento

Artigo 14 - Regulamento de reclamações

Artigo 15 - Disputas

Artigo 16 - Disposições adicionais ou divergentes

Artigo 1 - Definições

Nestes termos, entende-se por:

  1. Período de reflexão: o período durante o qual o consumidor pode exercer o seu direito de rescisão;
  2. Consumidor: a pessoa singular que não atua no exercício da sua atividade profissional ou empresarial e celebra um contrato à distância com o comerciante;
  3. Dia: dia do calendário;
  4. Transação de longa duração: um contrato à distância relativo a uma série de produtos e/ou serviços, em que a obrigação de entrega e/ou fornecimento é distribuída no tempo;
  5. Meio duradouro: qualquer meio que permita ao consumidor ou ao comerciante armazenar informações que lhe são pessoalmente dirigidas de forma a permitir a futura consulta e reprodução inalterada das informações armazenadas.
  6. Direito de rescisão: a possibilidade de o consumidor rescindir o contrato à distância durante o período de reflexão;
  7. Formulário modelo: o formulário modelo de rescisão disponibilizado pelo comerciante que o consumidor pode preencher se pretender exercer o seu direito de rescisão.
  8. Comerciante: a pessoa singular ou coletiva que oferece produtos e/ou serviços à distância ao consumidor;
  9. Contrato à distância: um contrato em que, no âmbito de um sistema organizado de vendas ou prestação de serviços à distância, até à celebração do contrato, apenas são utilizados um ou mais meios de comunicação à distância;
  10. Meio de comunicação à distância: meio que pode ser utilizado para celebrar um contrato sem que o consumidor e o comerciante estejam fisicamente presentes no mesmo local.
  11. Termos e Condições Gerais: os presentes Termos e Condições Gerais do comerciante.

Artigo 2 - Identidade do comerciante

Sideways

Hinmanweg 3 BE68

7575BE, Oldenzaal

Número de telefone: +31(0)548201001

Endereço de e-mail: [email protected]

Número de registro da Câmara de Comércio (KvK): 94075816

Número de identificação fiscal (Btw-identificatienummer): NL866627042B01

Artigo 3 - Aplicabilidade

  1. Estes termos e condições gerais aplicam-se a todas as ofertas do comerciante e a todos os contratos à distância celebrados e pedidos entre o comerciante e o consumidor.
  2. Antes de celebrar o contrato à distância, o texto destes termos e condições gerais será disponibilizado ao consumidor. Se isso não for razoavelmente possível, antes de celebrar o contrato à distância, será indicado que os termos e condições gerais podem ser consultados no comerciante e serão enviados gratuitamente a pedido do consumidor o mais rapidamente possível.
  3. Se o contrato à distância for celebrado eletronicamente, em desvio do parágrafo anterior e antes da celebração do contrato à distância, o texto destes termos e condições gerais pode ser disponibilizado ao consumidor eletronicamente de tal forma que o consumidor o possa armazenar facilmente numa base de dados duradoura. Se isso não for razoavelmente possível, antes de celebrar o contrato à distância, será indicado onde os termos e condições gerais podem ser consultados eletronicamente e que serão enviados gratuitamente a pedido do consumidor, seja por via eletrónica ou por outros meios.
  4. Para o caso de, além destes termos e condições gerais, também serem aplicáveis condições de produto ou serviço específicas, aplicam-se os segundo e terceiro parágrafos por analogia, e o consumidor pode sempre invocar a condição que lhe for mais favorável em caso de condições gerais conflituantes.
  5. Se uma ou mais disposições destes termos e condições gerais forem nulas ou anuláveis, o contrato e estes termos e condições gerais permanecerão em vigor para o restante. A disposição nula ou anulável será substituída por uma disposição que se aproxime o mais possível da intenção original.
  6. As situações que não estão regulamentadas nestes termos e condições gerais devem ser avaliadas "segundo a essência" destes termos e condições gerais.
  7. Ambiguidades na interpretação ou conteúdo de uma ou mais disposições dos nossos termos e condições devem ser interpretadas "segundo a essência" destes termos e condições.

Artigo 4 - A oferta

  1. Se uma oferta tiver um período de validade limitado ou estiver sujeita a condições, isso será explicitamente mencionado na oferta.
  2. A oferta é sem compromisso. O comerciante tem o direito de alterar e adaptar a oferta.
  3. A oferta contém uma descrição completa e precisa dos produtos e/ou serviços oferecidos. A descrição é suficientemente detalhada para permitir uma avaliação adequada da oferta pelo consumidor. Se o comerciante usar imagens, estas são uma representação verdadeira dos produtos e/ou serviços oferecidos. Erros evidentes ou erros na oferta não vinculam o comerciante.
  4. Todas as imagens, especificações e dados na oferta são indicativos e não podem dar origem a indemnização ou rescisão do contrato.
  5. As imagens dos produtos são uma representação fiel dos produtos oferecidos. O comerciante não pode garantir que as cores mostradas correspondam exatamente às cores reais dos produtos.
  6. Cada oferta contém informações que tornam claro para o consumidor quais são os direitos e obrigações associados à aceitação da oferta. Isso inclui, em particular:
    • o preço, incluindo impostos;
    • os eventuais custos de envio;
    • a forma como o contrato será celebrado e quais ações são necessárias para isso;
    • se o direito de rescisão se aplica ou não;
    • a forma de pagamento, entrega e execução do contrato;
  • o prazo para aceitação da oferta ou o prazo dentro do qual o comerciante garante o preço;
  • o montante da taxa para comunicação à distância, se os custos do uso da tecnologia de comunicação à distância forem calculados com base em uma taxa diferente da taxa básica regular para o meio de comunicação utilizado;
  • se o contrato será arquivado após a conclusão e, em caso afirmativo, como o consumidor pode acessá-lo;
  • como o consumidor pode verificar e, se desejar, corrigir os dados fornecidos por ele no contexto do contrato, antes de celebrar o contrato;
  • quaisquer outros idiomas nos quais, além do holandês, o contrato pode ser celebrado;
  • os códigos de conduta aos quais o comerciante está sujeito e como o consumidor pode consultar esses códigos de conduta por meios eletrônicos; e
  • o período mínimo de duração do contrato à distância no caso de uma transação de longa duração.

Artigo 5 - O contrato

  1. O contrato é celebrado, sujeito ao disposto no parágrafo 4, no momento da aceitação da oferta pelo consumidor e do cumprimento das condições estabelecidas.
  2. Se o consumidor aceitar a oferta por meios eletrônicos, o comerciante confirmará imediatamente, por meios eletrônicos, a recepção da aceitação da oferta. Enquanto a recepção desta aceitação não for confirmada pelo comerciante, o consumidor pode rescindir o contrato.
  3. Se o contrato for celebrado eletronicamente, o comerciante tomará medidas técnicas e organizacionais adequadas para garantir a segurança da transmissão eletrônica de dados e fornecerá um ambiente web seguro. Se o consumidor puder pagar eletronicamente, o comerciante tomará as medidas de segurança apropriadas para isso.
  4. O comerciante pode, dentro dos limites legais, verificar se o consumidor pode cumprir suas obrigações de pagamento, bem como todos os fatos e fatores relevantes para celebrar o contrato à distância de forma responsável. Se, com base nesta pesquisa, o comerciante tiver motivos razoáveis para não celebrar o contrato, ele terá o direito de recusar um pedido ou aplicar condições especiais à execução.
  5. O comerciante fornecerá ao consumidor, juntamente com o produto ou serviço, as seguintes informações, por escrito ou de forma que o consumidor possa armazená-las de forma acessível em um meio duradouro:
  6. o endereço da sede do comerciante onde o consumidor pode apresentar reclamações;
  7. as condições e o procedimento para o exercício do direito de rescisão, ou uma notificação clara de que o direito de rescisão está excluído;
  8. informações sobre garantias e serviços após a compra disponíveis;
  9. os dados mencionados no artigo 4, parágrafo 3, destes termos e condições, a menos que o comerciante já tenha fornecido essas informações ao consumidor antes da execução do contrato;
  10. os requisitos para rescisão do contrato, se o contrato tiver uma duração superior a um ano ou for de duração indeterminada.
  11. No caso de uma transação de longa duração, a disposição do parágrafo anterior se aplica apenas à primeira entrega.
  12. Cada contrato é celebrado sujeito à condição suspensiva de disponibilidade suficiente dos produtos em questão.

Artigo 6 - Direito de Retirada

No caso de entrega de produtos:

  1. Na compra de produtos, o consumidor tem o direito de rescindir o contrato sem indicar motivos durante 14 dias. O período de reflexão começa no dia seguinte à receção do produto pelo consumidor ou por um representante previamente designado pelo consumidor e comunicado ao comerciante.
  2. Durante o período de reflexão, o consumidor deve manusear o produto e a embalagem com cuidado. Ele só deve desembalar ou usar o produto na medida do necessário para determinar se deseja mantê-lo. Se ele exercer seu direito de rescisão, ele deve devolver o produto com todos os acessórios fornecidos e, se razoavelmente possível, na embalagem original e na condição original ao comerciante, de acordo com as instruções razoáveis e claras fornecidas pelo comerciante.
  3. Quando o consumidor deseja exercer seu direito de rescisão, ele deve informar o comerciante dentro de 14 dias após receber o produto. O consumidor deve fazer isso por meio do formulário modelo. Após o consumidor ter informado que deseja exercer seu direito de rescisão, ele deve devolver o produto dentro de 14 dias. O consumidor deve provar que os bens foram devolvidos a tempo, por exemplo, por meio de um comprovante de envio.
  4. Se o cliente não tiver comunicado sua intenção de exercer o direito de rescisão ou não tiver devolvido o produto ao comerciante após o término dos períodos mencionados nos parágrafos 2 e 3, a compra será considerada concluída.

No caso de prestação de serviços:

  1. No caso de prestação de serviços, o consumidor tem o direito de rescindir o contrato sem indicar motivos durante pelo menos 14 dias, a partir do dia em que o contrato foi celebrado.
  2. Para exercer o seu direito de rescisão, o consumidor deve seguir as instruções razoáveis e claras fornecidas pelo comerciante no âmbito da oferta e/ou no momento da entrega.

Artigo 7 - Custos em caso de rescisão

  1. Se o consumidor exercer seu direito de rescisão, os custos de devolução serão no máximo de sua responsabilidade.
  2. Se o consumidor tiver pago um valor, o comerciante o reembolsará o mais rápido possível, mas o mais tardar dentro de 14 dias após o exercício do direito de rescisão. No entanto, esta devolução está condicionada ao recebimento prévio do produto pelo vendedor da loja online ou à apresentação de evidência completa de devolução. O reembolso será feito através do mesmo método de pagamento utilizado pelo consumidor, a menos que o consumidor dê expressamente permissão para outro método de pagamento.
  3. No caso de danos ao produto devido ao manuseio inadequado pelo próprio consumidor, o consumidor será responsável por qualquer depreciação do produto.
  4. O consumidor não pode ser responsabilizado pela depreciação do produto quando o comerciante não forneceu todas as informações legalmente exigidas sobre o direito de rescisão, o que deve ocorrer antes da conclusão do contrato de compra.

Artigo 8 - Exclusão do direito de rescisão

  1. O comerciante pode excluir o direito de rescisão do consumidor para produtos conforme descrito nos parágrafos 2 e 3. A exclusão do direito de rescisão se aplica apenas se o comerciante tiver mencionado isso claramente na oferta, pelo menos antes da conclusão do contrato.
  2. A exclusão do direito de rescisão é possível apenas para produtos:
  3. que foram fabricados pelo comerciante de acordo com as especificações do consumidor;
  4. que são claramente de natureza pessoal;
  5. que, devido à sua natureza, não podem ser devolvidos;
  6. que podem se deteriorar ou envelhecer rapidamente;
  7. cujo preço está sujeito a flutuações nos mercados financeiros sobre as quais o comerciante não tem controle;
  8. para jornais e revistas avulsos;
  9. para gravações de áudio e vídeo e software de computador cujo selo de garantia o consumidor quebrou.
  10. A exclusão do direito de rescisão é possível apenas para serviços:
  11. relacionados a alojamento, transporte, restaurantes ou atividades de lazer a serem realizados em uma data específica ou durante um período específico;
  12. cuja entrega começou com o consentimento expresso do consumidor antes do término do período de reflexão;
  13. relativos a apostas e loterias.

Artigo 9 - O preço

  1. Durante o período de validade mencionado na oferta, os preços dos produtos e/ou serviços oferecidos não serão aumentados, exceto por alterações nas taxas de imposto sobre o valor agregado (IVA).
  2. Em contraste com o parágrafo anterior, o comerciante pode oferecer produtos ou serviços com preços variáveis, cujos preços estão sujeitos a flutuações no mercado financeiro sobre os quais o comerciante não tem controle. A dependência dessas flutuações e o fato de que os preços mencionados são preços indicativos serão mencionados na oferta.
  3. Aumentos de preço dentro de 3 meses após a conclusão do contrato só são permitidos se forem consequência de regulamentações ou disposições legais.
  4. Aumentos de preço após 3 meses após a conclusão do contrato só são permitidos se o comerciante tiver acordado com isso e:
  5. forem consequência de regulamentações ou disposições legais; ou
  6. o consumidor tiver o direito de rescindir o contrato a partir do dia em que o aumento de preço entrar em vigor.
  7. Os preços mencionados na oferta de produtos ou serviços incluem IVA.
  8. Todos os preços estão sujeitos a erros de impressão e tipográficos. Não é aceita responsabilidade pelos efeitos de erros de impressão e tipográficos. Em caso de erros de impressão e tipográficos, o comerciante não é obrigado a fornecer o produto pelo preço incorreto.

Artigo 10 - Conformidade e Garantia

  1. O comerciante garante que os produtos e/ou serviços estão de acordo com o contrato, as especificações mencionadas na oferta, os requisitos razoáveis de qualidade e/ou utilidade e as regulamentações e/ou normas governamentais existentes na data da conclusão do contrato. Se acordado, o comerciante também garante que o produto é adequado para uso além do uso normal.
  2. Uma garantia fornecida pelo comerciante, fabricante ou importador não afeta os direitos legais e reivindicações que o consumidor pode fazer com base no contrato em relação ao comerciante.
  3. Quaisquer defeitos ou produtos entregues incorretamente devem ser relatados por escrito ao comerciante dentro de 4 semanas após a entrega. A devolução dos produtos deve ser feita na embalagem original e em perfeito estado.
  4. O período de garantia do comerciante corresponde ao período de garantia do fabricante. No entanto, o comerciante não é responsável pela adequação final dos produtos para qualquer aplicação individual pelo consumidor, nem por qualquer aconselhamento sobre o uso ou aplicação dos produtos.
  5. A garantia não se aplica quando:
  • O consumidor reparou os produtos entregues por conta própria e/ou os fez reparar por terceiros;
  • Os produtos entregues foram expostos a condições anormais ou tratados de maneira inadequada ou contrariam as instruções do comerciante e/ou as instruções da embalagem;
  • A inadequação é totalmente ou parcialmente o resultado de regulamentações que o governo estabeleceu ou estabelecerá com relação à natureza ou qualidade dos materiais utilizados.

Artigo 11 - Entrega e execução

  1. O comerciante exercerá o máximo de cuidado possível ao receber e ao executar pedidos de produtos e ao avaliar pedidos para a prestação de serviços.
  2. O endereço informado pelo consumidor à empresa é considerado o local de entrega.
  3. Levando em consideração o que foi mencionado no parágrafo 4 deste artigo, a empresa executará pedidos aceitos com prontidão, mas no máximo dentro de 30 dias, a menos que o consumidor concorde com um prazo de entrega mais longo. Se a entrega estiver atrasada ou se um pedido não puder ser executado ou somente parcialmente, o consumidor será notificado disso dentro de 30 dias após fazer o pedido. Nesse caso, o consumidor tem o direito de rescindir o contrato sem custos. O consumidor não tem direito a indenização por danos.
  4. Todos os prazos de entrega são indicativos. O consumidor não tem direito a indenização por exceder um prazo.
  5. No caso de rescisão de acordo com o parágrafo 3 deste artigo, o comerciante reembolsará o valor pago pelo consumidor o mais rápido possível, mas o mais tardar dentro de 14 dias após a rescisão.
  6. Se a entrega de um produto encomendado se revelar impossível, o comerciante fará esforços para disponibilizar um artigo de substituição. No momento da entrega, será claramente e compreensivelmente informado que um artigo de substituição está sendo fornecido. O direito de rescisão não pode ser excluído para artigos de substituição. Os custos de qualquer devolução serão suportados pelo comerciante.
  7. O risco de dano e/ou perda de produtos recai sobre o comerciante até o momento da entrega ao consumidor ou a um representante previamente designado e conhecido pelo comerciante, a menos que expressamente acordado de outra forma.

Artigo 12 - Transações de longa duração: duração, rescisão e renovação

Rescisão

  1. O consumidor pode rescindir um contrato celebrado por tempo indeterminado e que envolve a entrega regular de produtos (incluindo eletricidade) ou serviços a qualquer momento, observando as regras de rescisão acordadas para esse fim e um período de rescisão de no máximo um mês.
  2. O consumidor pode rescindir um contrato celebrado por tempo determinado e que envolve a entrega regular de produtos (incluindo eletricidade) ou serviços a qualquer momento no final do prazo determinado, observando as regras de rescisão acordadas para esse fim e um período de rescisão de no máximo um mês.
  3. O consumidor pode rescindir os contratos mencionados nos parágrafos anteriores:
  • a qualquer momento e não se limitar a rescisão em um momento específico ou período específico;
  • pelo menos da mesma forma que foram celebrados por ele;
  • sempre com o mesmo período de rescisão que o comerciante tenha estipulado para si mesmo.

Renovação

  1. Um contrato celebrado por tempo determinado e que envolve a entrega regular de produtos (incluindo eletricidade) ou serviços não pode ser renovado ou renovado automaticamente por um período determinado.
  2. Em contraste com o parágrafo anterior, um contrato celebrado por tempo determinado e que envolve a entrega regular de jornais, revistas e periódicos pode ser renovado automaticamente por um período de até três meses, se o consumidor puder rescindir esse contrato renovado no final do período de renovação com um período de rescisão de no máximo um mês.
  3. Um contrato celebrado por tempo determinado e que envolve a entrega regular de produtos ou serviços só pode ser renovado automaticamente por tempo indeterminado se o consumidor puder rescindi-lo a qualquer momento com um período de rescisão de no máximo um mês e um período de rescisão de no máximo três meses no caso de um contrato que envolve a entrega regular, mas menos frequente do que uma vez por mês, de jornais, notícias e revistas.
  4. Um contrato de curta duração para a entrega regular de jornais, notícias e revistas (assinatura de teste ou amostra) não será renovado automaticamente e será encerrado automaticamente após o término do período de teste ou amostra.

Duração

  1. Se um contrato tiver uma duração superior a um ano, o consumidor poderá rescindir o contrato a qualquer momento após um ano, observando um período de rescisão de no máximo um mês, a menos que a razoabilidade e a equidade se oponham à rescisão antes do término do prazo acordado.

Artigo 13 - Pagamento

  1. A menos que seja acordado de outra forma, os valores devidos pelo consumidor devem ser pagos no prazo de 7 dias úteis após o início do período de reflexão, conforme estipulado no artigo 6, parágrafo 1. No caso de um contrato para a prestação de serviços, esse prazo começa após o consumidor receber a confirmação do contrato.
  2. O consumidor tem o dever de relatar imediatamente ao comerciante quaisquer informações incorretas fornecidas ou mencionadas nos dados de pagamento.
  3. No caso de inadimplência do consumidor, exceto conforme limitado por restrições legais, o comerciante tem o direito de cobrar os custos razoáveis previamente informados ao consumidor.

Artigo 14 - Procedimento de reclamações

  1. O comerciante possui um procedimento de reclamações devidamente divulgado e trata a reclamação de acordo com esse procedimento de reclamações.
  2. As reclamações sobre a execução do contrato devem ser apresentadas ao comerciante dentro de 7 dias, de forma completa e claramente descritas, após o consumidor ter constatado os defeitos.
  3. As reclamações apresentadas ao comerciante serão respondidas dentro de um prazo de 14 dias a partir da data de recebimento. Se uma reclamação exigir um período de processamento mais longo, o comerciante responderá dentro do prazo de 14 dias com um aviso de recebimento e uma indicação de quando o consumidor pode esperar uma resposta mais detalhada.
  4. Se a reclamação não puder ser resolvida por acordo mútuo, surgirá uma disputa sujeita a um procedimento de resolução de disputas.
  5. No caso de reclamações, o consumidor deve primeiro entrar em contato com o comerciante. Se a loja online estiver afiliada à Stichting WebwinkelKeur e, em casos de reclamações que não podem ser resolvidas de comum acordo, o consumidor deve entrar em contato com a Stichting WebwinkelKeur (webwinkelkeur.nl), que oferecerá mediação gratuita. Verifique se esta loja online possui uma adesão ativa em https://www.webwinkelkeur.nl/leden/. Se ainda não for encontrada uma solução, o consumidor terá a opção de submeter a reclamação ao comitê independente de resolução de disputas nomeado pela Stichting WebwinkelKeur, cuja decisão é vinculativa e ambos o comerciante e o consumidor concordam com esta decisão vinculativa. Há custos associados à apresentação de uma reclamação a este comitê, que devem ser pagos pelo consumidor ao comitê relevante. Além disso, é possível registrar reclamações por meio da plataforma ODR da União Europeia (http://ec.europa.eu/odr).
  6. Uma reclamação não suspende as obrigações do comerciante, a menos que o comerciante indique por escrito o contrário.
  7. Se uma reclamação for considerada válida pelo comerciante, o comerciante, a seu critério, substituirá ou reparará os produtos entregues gratuitamente.

Artigo 15 - Litígios

  1. Os contratos entre o comerciante e o consumidor aos quais se aplicam estes termos e condições gerais são regidos exclusivamente pelo direito holandês, mesmo que o consumidor resida no exterior.
  2. A Convenção de Viena não se aplica.

Artigo 16 - Disposições adicionais ou divergentes

Disposições adicionais ou divergentes destes termos e condições gerais não devem ser desfavoráveis ao consumidor e devem ser registradas por escrito ou de tal forma que o consumidor possa armazená-las de forma acessível em um suporte durável.